top of page

Blog

Buscar
Foto do escritorSamantha Teixeira

Resenha "Resiliência em Crianças com Problemas de Aprendizagem"

O capítulo da obra de Edna Maria Marturano, “Resiliência em Crianças com Problemas de Aprendizagem”, é iniciado com uma sucinta exposição de fatores que implicam no desenvolvimento de crianças resilientes.

Na leitura é possível obter uma visão mais clara de como a resiliência é uma característica importante, não só na juventude, mas também na fase adulta; contudo este não é um atributo imutável para o indivíduo – o que pode ser compreendido pelo leitor. A obra possibilita melhor entendimento de questões cotidianas, visto que estas podem ser consideradas mais difíceis de superar do que outras, e depende também do indivíduo que as enfrenta. Leva-se em consideração que o desenvolvimento é resultado do processo de integrar novas experiências e concepções as já existentes no aparelho psíquico. Isto proporciona que o sujeito se adapte, ou não, às circunstâncias futuras; sendo assim, resiliente ou não.

No capítulo é visto que existem fatores que implicam diretamente e indiretamente no desempenho de crianças no ambiente escolar e, posteriormente, na vida profissional e social do sujeito. As definições de fatores de riscos e protetivos - ainda que sejam simplistas - auxiliam o leitor a estabelecer relações e formular hipóteses sobre seu desempenho em situações de sua vida.



Ao decorrer do texto, muitos autores foram citados com pensamentos que se complementam e aprimoram, cada vez mais, o conceito de resiliência. Estão de acordo quando dizem que a vida escolar é crucial na trajetória a ser traçada pela criança, e adversidades (pessoais, familiares e escolares) nesta fase podem desencadear distúrbios psicossociais, enquanto que o sucesso (bom relacionamento familiar, interpessoal e bom rendimento escolar) proporciona benefícios nas fases seguintes. Estes aspectos não podem e não devem ser consideradas regras, visto que há muitas crianças que conseguem contornar as dificuldades impostas a ela, e alcança o êxito na vida acadêmica.

Em outro contexto, o termo “Família Resiliente” cunhado por Snow e cols e citado na obra mencionada, demonstra que apesar de vivenciar circunstâncias adversas, uma família de baixa renda pode desfrutar de outras variáveis, como afeto, para criar os filhos e prosperar enfim.

“Resiliência em Crianças com Problemas de Aprendizagem” possui uma fácil leitura e proporciona assim, uma fácil compreensão do que é resiliência e como ela se aplica a crianças em fase escolar. Os leitores obtêm exemplos claros de como se baseia o rendimento escolar de uma criança. É uma excelente leitura para pais que procuram criar os filhos, professores interessados em como transmitir o conhecimento, pedagogos que procuram lidar com dificuldades de alunos e, principalmente, psicólogos.


Referência Bibliográfica

MARTURANO, E.M. Resiliência em crianças com problemas de aprendizagem. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação, Araraquara.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page